APRESENTAÇÃO

Odontologia Antroposófica

“A odontologia antroposófica, denominada, para fins de oficialização, de Odontologia Integral Antroposófica (OIA), utiliza abordagem interdisciplinar, interpretação analítica e visão sistêmica embasada nos conceitos antroposóficos, no método fenomenológico de Goethe.

A metodologia científica de Goethe, sob a cosmovisão antroposófica, permite estudar as relações arquetípicos comuns entre a Natureza e o Homem, e observar os fenômenos simultâneos ocorrentes entre a cosmogênese e a embriogênese. Essa visão aplicada sobre a Odontologia, nos levou a relacionar os fenômenos arquetípicos comuns também com a Odontogênese, e nos ampliou a compreensão sobre as forças que formam simultaneamente a natureza, o homem e os dentes, dando bases para uma anamnese com diagnósticos mais específicos e uma terapêutica com recursos abrangentes.

Pela Odontologia Antroposófica, vemos cada paciente como um ser que faz um caminho evolutivo, que passa pela formação simultânea de seu pensamento, sentimento e ação , que podem ser harmonizados contando também com o auxílio dos cuidados bucais de um cirurgião-dentista, que tome o dente como parte integrante de um organismo inteiro e pertencente a um sistema maior.

A Odontologia Antroposófica contribui com o academicismo somando conceitos que dão bases para o estudo do ser humano integral, seja pela Medicina, pela Psicologia Antroposófica, ou Odontologia. Entretanto, este trabalho integrado e interdisciplinar dá um passo adiante, ao tomar o dente à imagem do homem. Traçando correlações inéditas, atinge, através da odontologia, a mais abrangente possibilidade de compreensão do ser humano, acessando seu mundo mais mineral.

A proposta terapêutica preconizada no curso de habilitação em Odontologia Antroposófica é de base salutogênica, a qual não se limita a “eliminar” os sintomas locais. Nessa linha, o tratamento é local, mas a anamnése é sistêmica e. Utiliza orientações e medicamentos naturais, ampliando assim a possibilidade de cura ou manutenção da saúde.”

Drª Célia Lulo
Coordenadora do Curso de Habilitação em Odontologia Antroposófica

.

I.D.E.I.A. – Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Antroposoficos

Associação Brasileira de Cirurgiões - Dentistas Antroposóficos - I.D.E.I.A. é a entidade de classe representativa da Odontologia Antroposófica reconhecida pelo CFO, que ministra o Curso de Formação para Habilitação em Odontologia Antroposófica.

A sede do movimento Odontológico Antroposófico foi fundada em 29 de junho de 2002 no Estado de São Paulo, na Demétria em Botucatu (SP) e mais recentemente em Moema - São Paulo (SP), para abarcar grupos de estudos de atualização e o novo Curso de Formação para Cirurgiões-Dentistas , na capital.

Congregou e segue congregando dentistas do Brasil e da Latinoamerica , onde desde 2001 formaram-se oito turmas completas de Dentistas Antroposóficos, incluindo alguns colegas latinos, a 9ª turma está em processo de finalização, e em curso a 10ª e 11ª turma

A formação acontece pela Associação Brasileira Cirurgiões-Dentistas Antroposóficos – IDEIA, (antigo Instituto IDEIA), reconhecida pela Medizinische Sektion am Goetheanum (Dornach-Suíça) desde 2002. Reesponsável pela capacitação e pela certificação dos cirurgiões-dentistas; formando os dentistas brasileiros e os primeiros sulamericanos, com certificados assinados pela coordenadora do curso, ao lado de Drª. Michaela Gloeckler, a quem temos gratidão pela conexão construída com a Seção Médica do Goetheanum ao longo desses 18 anos.

Esse estudo adquiriu aplicabilidade clínica no Brasil há duas décadas, por meio da Associação Brasileira de Cirurgiões - Dentistas Antroposóficos - I.D.E.I.A., que de modo pioneiro consolidou o Curso de Formação em Odontologia Antroposófica com grade estruturada contendo conteúdos específicos, material didático apostilado, ficha protocolar médico-odontológico-escolar para trabalho e pesquisa unificada e parte prática.

Em sua longa jornada, desde 2002 foi emancipada pela Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos•ABMA com documentos registrados, foi reconhecida, pela Sessão Médica do Goetheanum•SMG bem como a coordenadora Celia Lulo avalizada; a Instituição é participativa no Comitê Multidisciplinar Antroposófica•CMA desde 2009, referenciada no site da Sociedade Antroposófica do Brasil•SAB, cumpriu representatividade nos Conselhos Regionais de Odontologia•CRO para a conquista da resolução 165/CFO-2015 - D. O. U. , que reconheceu a Antroposofia dentro do Conselho profissional Odontológico.

.

Quem somos

O núcleo docente composto por profissionais reconhecidos nas áreas de saúde e educação ligadas à Odontologia e a Antroposofia, desenvolvem trabalhos de docência , pesquisa e a assistência social sob abordagem interdisciplinar Antroposófica.

A instituição completou 18 anos promovendo atividades em diversas regiões do país e o Curso de Formação para Habilitação em Odontologia Antroposófica.
Desenvolvemos um trabalho interdisciplinar, incluindo o processo de orientação salutogênica, gerando tratamentos que concorrem para o aprimoramento da Odontologia, diminuindo sofrimentos e aumentando a segurança no atendimento.

.

Célia Lulo Galitesi
Coordenadora Nacional e da
Região São Paulo
Cintia Zonta
Coordenadora
Região Sta Catarina
Ana Carolina Schel Corso Ana Carolina Schel Corso
Coordenadora
Rio Grande Sul
Leonardo Figueiredo
Coordenador
Região Brasília
Mª Dilurdes Nunis
Coordenadora
Letícia Salazar
Coordenadora
Região Minas Gerais

Carlos Afranio Campos 
Coordenador

Daniele Petroni
Coordenadora

Os cirurgiões dentistas que trabalham com a Odontologia Integral colaboram para a humanização da Odontologia, respeitando a natureza da individualidade, acompanhando os progressos científicos e ampliando os recursos terapêuticos.

 
Sede IDEIA Botucatu
Sede IDEIA SP
 

DENTISTAS HABILITADOS E/OU CERTIFICADOS:

 

 

 

 

 

 

 


 
Associação Brasileira de Cirurgiões - Dentistas Antroposóficos - I.D.E.I.A. | 55 - 11 5052 7400 / 14 3813 7866 | iddeia@uol.com.br

 

.